Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Powered By Blogger

Meus braçais

Meus braçais
Lugares por onde eu passei

15 de abr. de 2010

ERRO TURÍSTICO


               Interessante como nós brasileiros somos desligados de certos assuntos, mas tenho que certeza que isso já está mudando com nossa educação. O turista chega aqui em manaus, seja ele brasileiro ou internacional) sem informação alguma.
Um certo dia estava eu de serviço no palácio do governo quando chega um turista brasileiro querendo saber sobre a história do palácio, e ai me perguntou:
             -É verdade que realmente existiu  as AMAZONAS em manaus?
             -Caro turista deixa eu te explicar uma coisa. Nunca houve uma tribo aqui assim, na realidade isso é pura mitologia grega, que na qual eram mulheres guerreiras chamadas de AMAZONAS. Vem do grego Αμαζών, se translitera,  ( significa amazon). A letra "A" sem, "AMAZON" seio, então a verdadeira tradução: SEM SEIO. E então como elas eram guerreiras, tinham que queimar ou atrofiar um lado do seio para poder manejar o arco. E como veio parar aqui esse nome? Bem, Conforme consta da Relación de frei Gaspar de Carvajal, a viagem empreendida por Orellana em 1541 e 1542 pelo maior rio do mundo, ajudou a recriar a lenda das mulheres guerreiras. As icamiabas ((do tupi i + kama + îaba, significando "peito rachado" é a designação genérica dada a índias que, segundo o folclore brasileiro, teriam formado uma tribo de mulheres guerreiras que não aceitavam a presença masculina) eram índias que dominavam a região próxima ao rio Amazonas, riquíssima em ouro. Quando Orellana desceu o rio em busca de ouro, descendo os Andes (em 1541) o rio ainda era chamado de Rio Grande, Mar Dulce ou Rio da Canela, por causa das grandes árvores de canela que existiam ali. A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V, o qual, inspirado nas antigas guerreiras amazonas, batizou o rio de Amazonas e em seguida o nome do nosso estado. se você não sabia disso, deixe seu comentário, ou se já... corrobore com algo mais.

Um comentário: